Acerte na alimentação e garanta um bronzeado lindo e duradouro


Garantir o bronzeado perfeito não é nada fácil, além de precisar dedicar um bom tempo embaixo do sol, existe o desafio de manter a cor por mais do que alguns dias depois de voltar da praia. A boa notícia é que com a alimentação certa essa busca pelo bronzeado perfeito fica mais simples do que você esperava: além de deixar a pele linda e refrescar, a dieta ideal ajuda a continuar dourada por todo o ano.

“Para conseguir um belo bronzeado precisamos ter alimentos ricos em betacaroteno, precursor da vitamina A, que auxilia na produção da melanina, que é um pigmento responsável pela cor da pele”, explica a nutricionista Liliam Teixeira Francisco. E não é apenas para a cor que o nutriente é importante, ele traz benefícios na prevenção de rugas. “Também são antioxidantes, prevenindo o envelhecimento precoce e protegendo quanto aos danos celulares ocasionados pela radiação solar”, completa.

Coloque no prato

A vitamina A e o betacaroteno podem ser encontrados em vegetais escuros, como o brócolis, agrião e espinafre, e alimentos alanrajados, como mamão, manga, abóbora e cenoura. “Porém, existem nutrientes que agem como antioxidantes para a ação da vitamina A, como é o caso da vitamina C, presente na laranja, acerola, tangerina, caju e goiaba, e a vitamina E, na gema dos ovos, girassol, castanha, amêndoa e azeite. Os flavonoides estão no chá verde, soja, morango, cereja e uva”, indica.
Quando comer?
Apesar de ajudarem bastante, não adianta colocar essas opções saudáveis no prato no dia de se expor ao sol. Os benefícios acontecem de maneira gradual, e por isso devem ser presença constante no cardápio. “O ideal seria incorporar esses alimentos no mínimo um mês antes da exposição solar, ingerindo cerca de três a cinco porções diárias de frutas e quatro a cinco porções de verduras e legumes”, aconselha.
Suplementação
Não consegue comer a quantidade recomendada? Recorra aos suplementos, que podem ser manipulados ou comprados prontos. “Existe essa possibilidade, mas com o objetivo de diminuir a sensibilidade aos raios solares. Ele não irá agir com o protetor solar, muito cuidado com isso”.
Suco para bronzear
“Nesses ingredientes encontramos substâncias que estimulam a produção de melanina, e com isso atuam no bronzeamento. O betacaroteno também atua na renovação celular e combate os radicais livres”, conta a especialista.
Ingredientes:
Duas rodelas de pepino;
1/2 maçã média;
1/2 beterraba média;
1/2 cenoura;
200 ml de água.
Modo de preparo: acrescente todos os ingredientes no liquidificador e bata até formar uma pasta homogênea e uniforme. Depois disso, é só colocar no copo e beber.
      BEIJÃO !

Nenhum comentário:

Postar um comentário